Início em:

20/06/2017

Carlos Lacerda – um político do passado. Alguma coisa a ver com o presente?

Gabriel Lacerda

O CURSO

O Brasil vive hoje uma crise econômica e política das mais graves, senão a mais grave de toda sua história. A comunidade nacional, assustada e perplexa, se indaga sobre como o processo se desenvolverá. Praticamente todos os brasileiros se perguntam o que poderá acontecer no futuro próximo.

Um olhar sobre crises passadas e sobre como elas começaram e evoluíram pode ajudar a responder esse pergunta.

Carlos Lacerda foi sem dúvida um dos políticos mais importantes e mais polêmicos do século passado. Viveu e de certa forma até causou diversas crises. Colaborou para a queda de Vargas em 1945, foi decisivo no processo que resultou no suicídio do mesmo Vargas em 1954, quase diretamente responsável pela renúncia de Jânio Quadros em 1961, defensor ardoroso e depois crítico contundente do movimento militar de 1964. E, entre 1960 e 1965, governador ativo e destacado do Estado da Guanabara.

Este ano comemora-se o quadragésimo aniversário da morte de Lacerda e seu nome parece relegado ao passado, como que arquivado sem relevo nos arquivos da história.

Gabriel, sobrinho de Lacerda lançou recentemente um livro, em tom confessional, que relata sua relação pessoal com seu tio. O texto não pretende ser uma biografia mas um visão do polêmico líder sob um ângulo diferente. Mas, nesse contexto, recapitula em narrativa objetiva e sucinta os principais eventos da história política brasileira nas décadas 50 e 60 do século XX.

Essa recapitulação mostra tendências e relata objetivamente fatos processos que podem ajudar a compreender o que se passa hoje.

PROFESSOR(A)

Gabriel Lacerda
Gabriel Araújo de Lacerda, é sócio aposentado de Trench Rossi e Watanabe (correspondente no Brasil do escritório internacional Baker & McKenzie). Atualmente, atua como professor da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, onde conduz atividades eletivas com foco em novas metodologias e experiências didáticas (direito e cinema, oratória, prática profissional etc.). É ex-consultor Jurídico da Presidência da Petrobras (2001), possui Mestrado em Direito (LLM) pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (Harvard Law School, 1967-1968) e Pós graduação latu sensu em literatura infanto-juvenil na UFRJ (2001). Já fez curso de especialização em arbitragem da ICC (São Paulo, 2011), curso de Mediação da Mediare (Rio de Janeiro, 2011). Autor de vários livros didáticos, de ficção e de literatura infanto-juvenil, dos quais os mais recentes são Nazismo Cinema e Direito, Agir bem é bom, Direito no Cinema, O Estado é Você, Eu tenho Direito.

PROGRAMA

DATAS
20/06
HORA

20:00 às 22:00
VALOR

R$ 100,00 ou em 2X de R$ 50
INSCREVA-SE AQUI