Início em:

13/08/2018

Comunicação Não Violenta – do individual ao sistêmico

Diana Bonar

O CURSO

A Comunicação Não Violenta é uma abordagem de transformação de conflitos que nos ajuda a sair da lógica de culpa, julgamento e afastamento para uma nova dinâmica baseada em empatia, auto conhecimento e habilidade de ouvir e comunicar aquilo que realmente importa em uma relação. Muitos laços são quebrados pela falha ou falta de uma comunicação de qualidade.

A CNV pode e deve ser usada por qualquer pessoa, não é necessário nenhum conhecimento ou formação prévia. Contribui para o convívio familiar, é muito eficiente para gestão de equipes, é usada na Mediação de Conflitos e em diversas áreas da psicologia e direito. Além disso, é uma abordagem utilizada no mundo todo em conflitos civis, tribais e negociações internacionais.

Este curso irá tratar dos aspectos da CNV através de práticas vivenciais e dinâmicas de grupo que rompem com o paradigma que estamos acostumados.

Sobre o curso: todas as iniciativas da PeaceFlow oferecem bolsas de estudo integral visando a inclusão e democratização do conhecimento. As bolsas são destinadas para articuladores(as), mobilizadores(as) comunitários(as), professores de escola pública ou qualquer pessoa que atue no campo de transformação social com potencial para disseminar esse conhecimento.

Para requerer a bolsa solicite o formulário à secretaria. Aceitamos até 20 inscrições para bolsa e selecionaremos 5 bolsistas.

Serão 3 aulas:

PROFESSOR(A)

Diana Bonar é fundadora da PeaceFlow, que atua com treinamento e geração de conteúdo na área de construção da paz, além de ser um espaço promoção de diálogos seguros e aproximação entre grupos distintos da sociedade. É especialista em Transformação de Conflitos e Estudos da Paz pelo Centro de Paz do Rotary na Tailândia, Mestre em Mediação de Conflitos e graduada em Relações Internacionais pela PUC.

Coordena a área de treinamento e conteúdo da Organização Internacional de prevenção de violência Luta pela Paz, possui 8 anos de experiência na facilitação de metodologias de construção de paz.

Já facilitou o aprendizado de CNV para comunidades em todo o Brasil, escolas em zonas conflagradas do Rio, organizações internacionais, universidades, organizações do terceiro setor, empresas e a Polícia. Dentre os clientes estão Facebook, Amplifica, Papo de Responsa, Secretaria de Educação, Fight for Peace, TAKT, Instituto Fatumbi, GEDAM, Instituto Direito e Cidadania entre outros.

Diana faz parte da Rede Global GSMP de empoderamento feminino e construção da paz, é Peace Fellow do Rotary International, faz parte do Coletivo CNV Brasil. Possui um canal no Youtube: PeaceFlow - Por trás de todo comportamento tem uma necessidade escondida.

PROGRAMA

13/08 De 19:00 às 22:00
Data: 13/08/2018 - Horário: De 19:00 às 22:00
1) O que é a CNV
2) Estado de presença e a relação com conflitos
3) O conceito de necessidades humanas e compreendendo as formas que buscamos atendê-las
4) Escuta empática - aprendendo a ouvir por trás do julgamento e da agressividade. Se conectando com o outro.
5) Expressão autêntica - aprendendo a observar seus julgamentos e sentimentos e a comunicá-los de forma clara e verdadeira. Reflexão sobre observação sem julgamento
20/08 De 19:00 às 22:00
Data: 20/08/2018 - Horário: De 19:00 às 22:00
1) Reflexão sobre a prática na vida real
2) Como expressar o que você espera de transformação. Fazendo pedidos claros
3) Resumo dos elementos essenciais da CNV. Desafios da prática.
4) Compaixão e auto empatia
27/08 De 19:00 às 22:00
Data: 27/08/2018 - Horário: De 19:00 às 22:00
1) O conceito de não violência
2) A CNV no campo sistêmico
3) Desconstrução da figura do inimigo
4) Como conduzir diálogos desafiadores
5) Prática real usando o conhecimento adquirido
DATAS
13/08 | 20/08 | 27/08
HORA

19:00 às 22:00
VALOR

R$ 390,00 ou em 2X de R$ 195,00
INSCREVA-SE AQUI