Início em:

22/11/2017

Exercícios de Liberdade – Oficina de escrita criativa

Márcia Zanelatto

O CURSO

O objetivo desta oficina de 4 encontros é que os participantes possam, no ato de escrever, melhor traduzir seu próprio imaginário, suas paisagens interiores, personagens e histórias. Seus textos, despertados e trabalhados através de exercícios e provocações, servirão como ponto de partida para criações originais.

PROFESSOR(A)

Márcia Zanelatto
é escritora e dramaturga. Foi indicada aos prêmios Shell, Categoria Melhor Autor; CESGRANRIO, categria Melhor Texto Nacional Inédito, e Botequim Cultural, Melhor Autor, todos pela peça "ELA", direção de Paulo Verlings. É autora da peça "Genderless - um corpo fora da lei", direção de Guilherme Leme Garcia; "Por amor ao mundo - um encontro com Hannah Arendt", "Desalinho" e "Deixa Clarear", direções de Isaac Bernat. Recebeu o Prêmio APTR 2015, Melhor Autora, pela peça "Desalinho". Foi indicada ao Prêmio Shell, Melhor Autor, 2016, ao lado de Jô Bilac e Pedro Kosovki, pela peça "Fatal", direção de Guilherme Leme Garcia.   É autora comissionada pelo Royal Exchange Theatre (UK) para o Birth Project, para a qual escreveu a peça The Birth Machine. Para o projeto Conexões, do British Council e National Theatre (São Paulo/ Londres), escreveu a peça "Meninos, meninas, meninas" ("He, She, Ze"). Participou como autora da peça "Genderless - an outlaw body" e curadora da Ocupação Rio Diversidade do Pen World Voices Festival, da City University of New York e Martin Segal Center Theatre (Nova Iorque); com a peça "Lest we forget" participou da mostra Red Like Embers, do Theatre 503 (Londres) e da mostra Dreams Before Daws, Theatre Menilmontant (Paris). É uma das autoras da antologia Teatro Contemporâneo Brasileiro, com a peça "Tempo de Solidão". Suas peças já foram traduzidas para o Inglês, Espanhol, Francês e Sueco.   É criadora e roteirista da sitcom "República do Peru"/ TV Brasil e autora do livro "Thammy - nadando contra a corrente"/ Editora Best Seller.   Como empresária cultural, suas mais recentes realizações são a Ocupação Rio Diversidade  (indicada aos prêmios Shell, Categoria Inovação 2016 e APTR, Categoria Especial, 2016) e a Ocupação Grandes Minorias - Teatro para pensar o Brasil (Teatro Glauce Rocha/ 2015)

PROGRAMA

22/11
Memória e escuta: em busca de nossas histórias perdidas.
Segundo Jean-Claude Carrière a imaginação é um músculo. Inspirados nos relatos do cineasta, serão propostos exercícios de imaginação através da observação de elementos externos.

Desejos e valores: a mitologia íntima de cada escritor.
A partir do legado de Joseph Campbell sobre mitos e arquétipos, os alunos farão exercícios de busca de personagens, experimentando também o narrador na primeira e na terceira pessoa.
Data: 22/11/2017 - Horário: De 19:30 às 21:30
27/11
Sonhos e realidades: a percepção do tempo.
Inspirados em David Lynch, os alunos trabalharão os diversos significados do tempo físico e subjetivo. Serão propostos exercícios de narrativa em tempo linear e não-linear, usando ainda elipses e flashbacks.

Auto-censura e pudor: como vencer nossas sabotagens?
Através da questão lançada por Antonio Lobo Antunes – o que será a invenção senão a impossibilidade do autor de resolver certos problemas? - serão propostos exercícios que ajudem a perceber dificuldades como estímulos e elementos criativos.
Data: 27/11/2017 - Horário: De 19:30 às 21:30
29/11
O prazer e a frustração: ter escrito é sempre melhor do que não ter escrito.
Nos dois encontros finais, os participantes serão convidados a ler trechos de textos escritos a partir das provocações das aulas anteriores para que tenham, através das impressões dos outros, a percepção de como o que ele cria se desdobra para além de si.
Data: 29/11/2017 - Horário: De 19:30 às 21:30
04/12
O prazer e a frustração: ter escrito é sempre melhor do que não ter escrito.
Nos dois encontros finais, os participantes serão convidados a ler trechos de textos escritos a partir das provocações das aulas anteriores para que tenham, através das impressões dos outros, a percepção de como o que ele cria se desdobra para além de si.
Data: 04/12/2017 - Horário: De 19:30 às 21:30
DATAS
22/11 - 27/11 - 29/11 - 04/12
HORA

19:30 às 21:30
VALOR

R$ 440,00 ou em 2X de R$ 220
INSCREVA-SE AQUI