Início em:

17/09/2018

I Ching – o contato com o inconsciente

Lilian Fontes

O CURSO

Conhecido como o Livro das MutaçõesI Ching em chinês, é considerado uma das importantes obras da literatura mundial. Tendo sua origem na história antiga chinesa, é o resultado de um processo coletivo que se estendeu por dezenas de gerações, encerrando um livro de profunda sabedoria.

Dos pensadores ocidentais que tiveram contato com o significado deste livro, podemos citar: o cientista alemão do século 17,Gottfried Wilhelm Leibniz (1642-1727), que ao conhecer os 64 hexagramas que consiste o I Ching, se convenceu de que se tratava de uma primitiva tabela binária, ou seja, um rudimento neolítico de ciência da computação; Carl Gustav Jung (1875-1961), se aproximou do Livro das Mutações e o identificou como uma maneira de explorar o inconsciente.

Utilizado como oráculo há mais de três mil anos na China, trata-se de um dos mais fascinantes mecanismos de conexões que o espírito humano conseguiu produzir.

Nestes dois encontros iremos traçar as diferenças entre o pensamento ocidental e o pensamento chinês e fazer uma demonstração do uso do I Ching como um instrumento útil para alinhar nossas atitudes com o que pede cada momento da nossa vida.

PROFESSOR(A)

Lilian Fontes é doutora em Comunicação e Cultura, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de ficção, livro de contos, três romances, cinco biografias, fez participação em sete coletâneas, escreveu artigos em revistas acadêmicas, nacionais e internacionais na área de literatura e de linguagem audiovisual (cinema e séries) além de ter participação em roteiros.

PROGRAMA

DATAS
17/09 | 19/09
HORA

19:30 às 21:30
VALOR

R$ 240,00 ou em 2X de R$ 120,00
INSCREVA-SE AQUI