Início em:

16/10/2018

José Saramago Da cegueira e da lucidez

Dília Gouvea

O CURSO

“É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com Sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava.”

(José Saramago)

Prémio Nobel de Literatura em 1998, José Saramago é um dos mais extraordinários escritores da língua portuguesa.  “O ano da morte de Ricardo Reis”, “O ensaio sobre a cegueira”, “O homem duplicado”, entre outras das suas obras, serão debatidas ao longo dos dois encontros.

1º Encontro (16/10): A viagem de um autor pelos itinerários da consciência humana e da sua condição de ser e de existir.

2º Encontro (18/10): O contemporâneo na obra de Saramago.

 

PROFESSOR(A)

Dília Gouvea é filósofa e escritora. Formada em Filosofia e em Estudos Portugueses, Literaturas Modernas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Lecionou Filosofia e Literatura no Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo, em Lisboa. É autora, Do Assombro e do Provável - Clarice Lispector e Hamlet: o labirinto da consciência e Do Esplendoroso Caos - Dom Quixote e Nietzsche: a metamorfose do humano, ambos escritos em 2014. É membro da Academia Niteroiense de Letras e idealizadora de diversos eventos, tais como: o Clube de Leitura da Blooks, o projeto Filocine, o Embarque na Poesia - Flip, o Trem Poético - Flipoços (em Poços de Caldas) e dos Encontros Filosófico-Literários.

PROGRAMA

DATAS
16/10 | 18/10
HORA

19:30 às 21:30
VALOR

R$ 240,00 ou em 2X de R$ 120,00
INSCREVA-SE AQUI