12 setembro a 03 outubro (concluído)
4 aulas, segundas-feiras
19h30-21h30
Valor: R$ 340,00
A partir dos anos 60, o estúdio de gravação passa a ser considerado um espaço de produção e criação, e não mais de mera reprodução, ganhando status de instrumento musical. Neste curso de 4 aulas, os alunos terão a possibilidade de aprender sobre a criação no estúdio, com Kassin e Berna Ceppas. Na direção do estúdio Monoaural, são responsáveis pela produção de discos, trilhas e artistas que mais se destacaram na cena carioca, como Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Jorge Mautner, Los Hermanos, entre outros.

12 de setembro
Apresentação do estúdio de gravação e suas possibilidades de criação desde os anos 60. De técnico a artista: considerações sobre as transformações da atuação profissional do produtor.

19 de setembro
O estúdio como um laboratório de experimentação sonora; o estúdio como um grande instrumento musical.

26 de setembro
Equipamentos, fundamentos básicos e técnicas de gravação. O conceito analógico e o universo digital.

3 de outubro
Apresentação de faixas produzidas em diferentes estágios de produção entre gravação, mixagem e masterização.
  Berna Ceppas é produtor, músico e compositor. Compõe trilhas para cinema, para a Cia. de Dança Deborah Colker e Cirque du Soleil (espetáculo Ovo). Também produz, desde os anos 90, inúmeras produções e álbuns para diversos artistas da cena contemporânea. Fundador da Orquestra Imperial e do o estúdio Monoaural, junto com Kassin e Daniel Carvalho.

Kassin é produtor, músico e compositor. Integra junto com Moreno Veloso e Domenico Lancelotti o grupo +2 e também a big-band Orquestra Imperial. Participou da banda Acabou La Tequila nos anos 90. É compositor da trilha sonora do animê Michiko to Hatchin e produziu no Estúdio Monoaural diversos discos.
Polo de Pensamento Contemporâneo: Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060 Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682